COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING: QUAL É A DIFERENÇA?
Em algumas situações é comum confundir comunicação interna e endomarketing. Mas, algumas peculiaridades fazem delas ferramentas diferentes. Quer entender melhor esse assunto?
Nós precisamos nos comunicar e as empresas também. Comunicação é vital para as empresas também! Diferente do que se pensa, a comunicação interna como o endomarketing também são necessários para divulgar a mensagem, mas dessa vez, ao público é interno.
Contudo, é muito comum as organizações confundirem ambos os conceitos e acreditarem ser a mesma coisa pelo fato de ambas terem o mesmo público alvo: seus colaboradores.
Por isso, vamos ver nesse post as principais diferenças entre comunicação interna e endomarketing de modo a entender, diferenciá-las e saber também como aplicá-las melhor.
Mas calma! Não é por que elas são diferentes que elas são incompatíveis! Usadas em conjunto elas podem ser muito vantajosas para sua empresa. Vamos ver como.
Aqui você vai conhecer:
- O que dizem os conceitos de Comunicação Interna e Endomarketing?
- As principais diferenças entre as ferramentas de comunicação;
- A comunicação interna e o endomarketing como aliados;
- Exemplos de Comunicação Interna e Endomarketing em Harmonia;
O Que Dizem os Conceitos de Comunicação Interna e Endomarketing?
Antes de entendermos as principais diferenças entre as duas formas de comunicação é preciso compreender melhor o conceito de cada uma, por isso reunimos abaixo o que diz cada um deles.
Na comunicação interna o principal objetivo é transmitir as informações da empresa de forma clara e transparente, onde o trabalhador tenha acesso aos últimos acontecimentos e as ações que estão sendo desempenhadas pela empresa.
A ferramenta pode contar com o apoio de canais internos empresarias como uma TV Corporativa, Revistas Internas, E-mails, Newslatter, Apps entre muitas outras ferramentas legais, as quais inclusive podem ser desenvolvidas através da comunicação visual.
O foco principal nesse caso é o conteúdo, ou seja, levar a informação de forma clara e objetiva e inclusive receber o feedback do trabalhador também.
Já o Endomarketing, por sua vez, tem como propósito criar um vínculo entre a empresa e o colaborador utilizando ferramentas mais abrangentes.
Além da comunicação interna, a qual é uma das estratégias dentro do endomarketing, a ferramenta pode estreitar o relacionamento entre empresa e colaborador através do desenvolvimento de eventos, palestras, viagens, brindes personalizados e muitas outras.
A ideia aqui é trazer o colaborador cada vez mais próprio dos valores da empresa, de modo que ele “vista a camisa” e se sinta parte de todo o sucesso da empresa, ou seja, seja fidelizado.
As Principais Diferenças Entre as Ferramentas de Comunicação

Uma vez explicado o conceito é hora de partir para as principais diferenças. Anota aí para não esquecer:
A comunicação interna é toda trabalhada na informação. Ou seja, ela:
- Faz a divulgação de informações de forma rápida e precisa;
- Traz credibilidade e transparência através do conteúdo;
- Agiliza processos e minimiza situações de crise;
- Traz conhecimento e senso de pertencimento;
- Elimina boatos que podem estar prejudicando o ambiente corporativo;
O endomarketing, por sua vez, é trabalhado na fidelização do colaborador. Portanto ele:
- Aumenta a produtividade e motivação dos funcionários;
- Melhora todo o clima organizacional;
- Traz capacitação, motivação e conscientização aos colaboradores através de campanhas internas;
- Cria embaixadores da marca, os quais podem impactar inclusive na lucratividade;
- Diminui o índice de rotatividade de colaboradores.
A Comunicação Interna e o Endomarketing como Aliados
E apesar de terem todas essas diferenças, tanto a comunicação interna como o endomarketing podem e devem funcionar em harmonia, afinal uma complementa a outra.
Se pararmos para pensar, um curso desenvolvido pelo endomarketing para capacitação, só será bem aproveitado se a comunicação interna fazer seu papel diante da divulgação.
Nesse caso, nem é preciso dizer que a sua estratégia de endomarketing não será a mesma sem o apoio da comunicação interna. Um bom relacionamento entre ambas as comunicações pode proporcionar benefícios múltiplos.
Exemplos de Comunicação Interna e Endomarketing em Harmonia
E depois de todo esse conhecimento nada melhor que ter a base de bons exemplos para se inspirar. Um deles é a ação de endomarketing criada pela Coca-Cola, em 2016, durante os jogos olímpicos no Rio.
Nela, os funcionários foram incentivados a desenvolver um texto, foto ou vídeo mostrando qual momento ele considerava de ouro, para concorrer a uma vaga como um dos condutores da tocha olímpica. Além disso, a companhia também distribuiu entradas para os jogos entre os colaboradores.
A comunicação interna, por sua vez, foi a responsável pela divulgação e os resultados se mostraram bastante positivos para empresa, tanto para os participantes, como também para o publico externo que tomou conhecimento da ação posteriormente.
Nesse caso, as ações sociais realizadas pela empresa permitiram alinhar todo o planejamento criado pelo endomarketing junto a sua comunicação interna para fortalecer o objetivo.
Entendeu sobre diferença entre ambas as ferramentas? Esperamos que sim! Quer conhecer mais conteúdos como esse?
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