comunicação interna e endomarketing

COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING: QUAL É A DIFERENÇA?

Em algumas situações é comum confundir comunicação interna e endomarketing. Mas, algumas peculiaridades fazem delas ferramentas diferentes. Quer entender melhor esse assunto?

Nós precisamos nos comunicar e as empresas também. Comunicação é vital para as empresas também! Diferente do que se pensa, a comunicação interna como o endomarketing também são necessários para divulgar a mensagem, mas dessa vez, ao público é interno.

Contudo, é muito comum as organizações confundirem ambos os conceitos e acreditarem ser a mesma coisa pelo fato de ambas terem o mesmo público alvo: seus colaboradores.

Por isso, vamos ver nesse post as principais diferenças entre comunicação interna e endomarketing de modo a entender, diferenciá-las e saber também como aplicá-las melhor.

Mas calma! Não é por que elas são diferentes que elas são incompatíveis! Usadas em conjunto elas podem ser muito vantajosas para sua empresa. Vamos ver como.

Aqui você vai conhecer:

  • O que dizem os conceitos de Comunicação Interna e Endomarketing?
  • As principais diferenças entre as ferramentas de comunicação;
  • A comunicação interna e o endomarketing como aliados;
  • Exemplos de Comunicação Interna e Endomarketing em Harmonia;

O Que Dizem os Conceitos de Comunicação Interna e Endomarketing?

Antes de entendermos as principais diferenças entre as duas formas de comunicação é preciso compreender melhor o conceito de cada uma, por isso reunimos abaixo o que diz cada um deles.

Na comunicação interna o principal objetivo é transmitir as informações da empresa de forma clara e transparente, onde o trabalhador tenha acesso aos últimos acontecimentos e as ações que estão sendo desempenhadas pela empresa.

A ferramenta pode contar com o apoio de canais internos empresarias como uma TV Corporativa, Revistas Internas, E-mails, Newslatter, Apps entre muitas outras ferramentas legais, as quais inclusive podem ser desenvolvidas através da comunicação visual.

O foco principal nesse caso é o conteúdo, ou seja, levar a informação de forma clara e objetiva e inclusive receber o feedback do trabalhador também.

Já o Endomarketing, por sua vez, tem como propósito criar um vínculo entre a empresa e o colaborador utilizando ferramentas mais abrangentes.

Além da comunicação interna, a qual é uma das estratégias dentro do endomarketing, a ferramenta pode estreitar o relacionamento entre empresa e colaborador através do desenvolvimento de eventos, palestras, viagens, brindes personalizados e muitas outras.

A ideia aqui é trazer o colaborador cada vez mais próprio dos valores da empresa, de modo que ele “vista a camisa” e se sinta parte de todo o sucesso da empresa, ou seja, seja fidelizado.

As Principais Diferenças Entre as Ferramentas de Comunicação

comunicação interna e endomarketing
Uma vez explicado o conceito é hora de partir para as principais diferenças. Anota aí para não esquecer:

A comunicação interna é toda trabalhada na informação. Ou seja, ela:

  • Faz a divulgação de informações de forma rápida e precisa;
  • Traz credibilidade e transparência através do conteúdo;
  • Agiliza processos e minimiza situações de crise;
  • Traz conhecimento e senso de pertencimento;
  • Elimina boatos que podem estar prejudicando o ambiente corporativo;

O endomarketing, por sua vez, é trabalhado na fidelização do colaborador. Portanto ele:

  • Aumenta a produtividade e motivação dos funcionários;
  • Melhora todo o clima organizacional;
  • Traz capacitação, motivação e conscientização aos colaboradores através de campanhas internas;
  • Cria embaixadores da marca, os quais podem impactar inclusive na lucratividade;
  • Diminui o índice de rotatividade de colaboradores.

A Comunicação Interna e o Endomarketing como Aliados

E apesar de terem todas essas diferenças, tanto a comunicação interna como o endomarketing podem e devem funcionar em harmonia, afinal uma complementa a outra.

Se pararmos para pensar, um curso desenvolvido pelo endomarketing para capacitação, só será bem aproveitado se a comunicação interna fazer seu papel diante da divulgação.

Nesse caso, nem é preciso dizer que a sua estratégia de endomarketing não será a mesma sem o apoio da comunicação interna. Um bom relacionamento entre ambas as comunicações pode proporcionar benefícios múltiplos.

Exemplos de Comunicação Interna e Endomarketing em Harmonia

E depois de todo esse conhecimento nada melhor que ter a base de bons exemplos para se inspirar. Um deles é a ação de endomarketing criada pela Coca-Cola, em 2016, durante os jogos olímpicos no Rio.

Nela, os funcionários foram incentivados a desenvolver um texto, foto ou vídeo mostrando qual momento ele considerava de ouro, para concorrer a uma vaga como um dos condutores da tocha olímpica. Além disso, a companhia também distribuiu entradas para os jogos entre os colaboradores.

A comunicação interna, por sua vez, foi a responsável pela divulgação e os resultados se mostraram bastante positivos para empresa, tanto para os participantes, como também para o publico externo que tomou conhecimento da ação posteriormente.

Nesse caso, as ações sociais realizadas pela empresa permitiram alinhar todo o planejamento criado pelo endomarketing junto a sua comunicação interna para fortalecer o objetivo.

Entendeu sobre diferença entre ambas as ferramentas? Esperamos que sim! Quer conhecer mais conteúdos como esse?

Então nos siga nas redes sociais!

FacebookInstagram