Vantagens da Impressão Digital

7 vantagens da impressão digital para a comunicação visual da sua empresa

Você sabe por que vale a pena optar pela impressão digital? Conheça as vantagens desse método para as estratégias de comunicação visual.

Quando você precisa criar um material gráfico, costuma haver diferença nas cores. Isso acontece devido à necessidade de conversão do arquivo em RGB, um sistema de cores. Por sua vez, não existe essa demanda na impressão digital, o que traz vantagens para a qualidade final da comunicação visual da sua empresa.

Por isso, trabalhar com a impressão offset é pouco indicado, se você se preocupa com a qualidade do trabalho. No entanto, esse é apenas um dos benefícios verificados no formato digital. Ainda existem outros.

Neste post, vamos apresentar 7 vantagens da impressão digital para a comunicação visual da sua empresa. Confira!

1. Fidelidade nas cores utilizadas

Na impressão offset, o arquivo é gerado no software de design e convertido em RGB. Esse processo já gera uma perda na qualidade das cores. Porém, os equipamentos de impressão digital também são melhores, o que geram mais fidelidade dos tons utilizados na arte.

O resultado se torna ainda melhor quando é estabelecido um perfil de cor. Isso é fundamental para a comunicação visual, porque garante a configuração necessária entre CMYK e RGB. Dessa forma, a qualidade da impressão é mais próxima do resultado esperado pelo cliente.

2. Qualidade da impressão

Qualidade da Impressão

O material impresso com o equipamento digital tem qualidade intacta. Isso se refere a vários aspectos, especialmente no que se refere às cores. Para garantir o resultado, é importante que o maquinário utilizado esteja em dia e que a equipe da empresa tenha experiência nesse tipo de trabalho.

Além disso, a qualidade é assegurada até mesmo quando o material tem gramaturas diferentes, chegando a 300 m/m². Dessa forma, as impressões são mais profissionais, o que é fundamental para uma empresa que deseja obter vantagem competitiva.

3. Velocidade da impressão

A produção da impressão digital é mais rápida e eficiente. Ainda existe a capacidade de imprimir sob demanda com agilidade. Como consequência, você atende melhor seu cliente, que tende a ficar mais satisfeito.

Outros fatores que garantem a velocidade da impressão são a integração da prova digital ao processo de aprovação e a ausência de verificações adicionais em caso de reimpressão. Assim, o trabalho da equipe da gráfica é reduzido e o processo é mais fluido. Isso gera eficiência para sua empresa.

4. Experiência personalizada

Experiência personalizada na impressão digital

Todo projeto de comunicação visual depende de uma boa estratégia, que costuma segmentar o público-alvo. Assim, é possível alcançar melhores resultados para sua empresa devido à personalização da experiência. Assim, os clientes potenciais respondem à estratégia de forma mais rápida.

Ao mesmo tempo, a impressão digital também assegura o futuro. Isso porque o foco passará da personalização para a experiência propriamente dita. No entanto, como esse formato atende a esses dois critérios, você conseguirá atender às expectativas.

5. Sustentabilidade

A impressão digital permite ter mais controle e eficiência no processo, o que garante sustentabilidade. Afinal, você deixa de investir em campanhas genéricas e que não trarão o resultado esperado.

Assim, todo material é bastante relevante e direcionado. Além disso, as etapas de pré-impressão são eliminadas. Isso leva à redução de desperdícios e de custos, e também diminui o descarte de materiais gerados pela impressão tradicional. Dessa forma, sua empresa adere ao conceito de sustentabilidade, tão valorizado pelos clientes.

6. Eficiência operacional e produtividade

A impressão digital é mais eficiente e produtiva, especialmente quando a tiragem é curta e o trabalho é em lote. Isso acontece porque os trabalhos semelhantes são reunidos em um processo único. Ou seja, esse método consegue absorver as demandas menores e tem uma entrega mais rápida.

7. Redução de custos

A impressão offset é mais cara, especialmente quando você deseja uma tiragem pequena. Isso porque exige uma chapa de metal e o trabalho de pré-impressão. No método digital, você paga somente pela quantidade, e não pelo trabalho propriamente dito. Ou seja, você economiza.

Com todas essas vantagens da impressão digital, fica claro por que esse é um dos métodos mais adotados para a produção dos materiais gráficos. A qualidade da impressão resulta em melhorias nas peças de comunicação visual — e isso impacta a sua estratégia de negócios por ter a chance de atrair mais clientes.

Portanto, vale a pena optar pela impressão digital na hora de fazer a sua campanha. Nesse processo, conte com uma empresa qualificada, como a Inove Comunicação Visual e Películas. Assim, você tem uma equipe qualificada que ajudará sua empresa a alcançar o sucesso.

Então, que tal conferir melhor? Faça seu orçamento grátis enviando seu arquivo e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe técnica.