Impressão digital e impressão offsett. Quais as diferenças?
Saber as diferenças entre impressão offset e impressão digital pode ser extremamente útil quando enviar material gráfico para produção.
Se não entende muito bem de impressão e tampouco sabe as diferenças entre a impressão offset e a impressão digital, fica tranquilo (a) que vamos explicar os detalhes aqui. Então, definitivamente, esse texto é para você!
Qualidade, tempo de impressão ou valor? O que envolve cada processo de impressão? É muito importante entender os diferenciais de cada uma e suas aplicações antes de decidir por uma ou outra em determinado projeto.
E tudo isso tem a ver com o objetivo de uma ação. É por isso que, para te ajudar a encontrar a melhor solução em impressão, elaboramos um artigo completo sobre as diferenças entre os dois tipos de impressões.
A IMPRESSÃO OFFSETT

Técnica mais antiga de impressão, a impressão offsett é processada por meio de três cilindros metálicos. A imagem que será impressa é colocada no primeiro cilindro, o qual é umedecido e recebe a tinta. Em seguida, é levada ao segundo cilindro, chamado blanqueta.
Para ser transferida ao papel, é levada ao terceiro cilindro, onde é pressionado entre esse cilindro e o segundo.
Quando a imagem passa da blanqueta ao papel é que a mágica acontece e ocorre a impressão.
As cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) são impressas de forma separada, uma a uma, porém, misturam-se umas às outras, até chegar em todas as cores e originar o resultado final da impressão.
Devido a esse passo intermediário, podemos considerar essa técnica de impressão como um processo indireto.
IMPRESSÃO DIGITAL

Diferente da impressão offsett, a impressora digital faz um processo de impressão direto.
As impressoras digitais funcionam com o envio da imagem por um meio digital direto à impressora, que imprime diretamente no papel. Toda a tinta é misturada antes de chegar ao papel.
Esse processo é o mesmo nas impressoras comuns que a gente tem em casa mesmo ou no escritório, é também o mesmo das copiadoras profissionais.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Podemos elencar algumas diferenças entre impressão offsett e impressão digital que definem qual é a melhor para cada situação.
CUSTO
A impressão conta com o custo fixo e o custo variável. Consideramos o maquinário como um custo fixo, afinal, as chapas, os fotolitos e a gravação costumam ser trocados a cada nova impressão. Já o custo variável está relacionado às tiragens.
Na impressão offsett, temos o custo variável mais baixo, porém, é preciso contar com o custo fixo, o que só compensa quando um médio ou grande volume de materiais são impressos.
Enquanto isso, a impressão digital conta apenas com o custo variável. Apesar de não ter o custo fixo, tende a ser mais cara.
FORMATOS E MATERIAIS
Se o objetivo é imprimir diferentes materiais, formatos e gramaturas, a melhor escolha é a impressão offsett. Um detalhe importante: algumas cores especiais só podem ser reproduzidas por meio da offsett.
VELOCIDADE
O processo offsett conta com alta velocidade, mais ágil que o digital. No entanto, há o tempo para preparar o maquinário que deve ser levado em consideração. Por isso, é mais recomendável para tiragens maiores.
QUALIDADE DA IMPRESSÃO
Será que existe diferença entre a qualidade no resultado final entre impressão offsett e impressão digital? Em geral, a offsett ganha no quesito qualidade por reproduzir melhor as cores.
Porém, as impressoras digitais seguem evoluindo com tecnologia cada vez melhor e mais precisa para entregar impressões cada vez melhores.
E aí, o que achou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido as dúvidas mais básicas sobre impressão digital e impressão offsett. Para saber mais, continue acompanhando as nossas redes sociais e os próximos artigos do nosso blog.
Quer saber como a Inove Comunicação Visual e Películas pode te ajudar com a impressão de materiais gráficos? Clique aqui.
Por hoje é só pessoal, até a próxima!