Calendário

Como as datas comemorativas podem aumentar suas vendas?

Fortalecer a marca, aumentar as vendas e captar novos clientes, tudo isso pode vir como recompensa para quem cria um planejamento para datas especiais no comércio. Conheça a importância de se investir nelas.

Celebrar as datas comemorativas pode ser uma estratégia interessante e muito lucrativa se você deseja aumentar suas vendas.

O que não falta ao longo do ano são oportunidades para destacar sua marca e aumentar os resultados tão esperados.

Se você colocar no papel tudo o que cada mês pode proporcionar para o seu público você vai notar bem o que estamos falando, afinal quanto mais afinidade com a persona a ação tiver mais chances de gerar negócios acontecem.

Um levantamento criado pela consultoria Ebit/Nielsen revela que o Dia das Mães só perde para datas como Natal e Black Friday, o que faz muitas lojas perderem vendas se não se preparem.

Sabendo disso, apresentamos a seguir 3 pontos chaves para você desenvolver ações pontuais para as datas especiais na sua empresa. Vamos lá?

Nesse post você vai ver:

  • O que são Datas Comemorativas para o Comércio?
  • O calendário comercial
  • A importância de considerar as datas especiais para aumentar suas vendas.

Afinal, o que são Datas Comemorativas para o Comércio?

Calendários

Datas comemorativas para o comércio são todas aquelas datas que proporcionam mais movimentação e lucro para as empresas durante o ano.

Mais que datas específicas podemos considerar períodos importantes que precisam de planejamento e preparo para atender o público que busca presentear ou aproveitar as oportunidades que a data traz.

E olha que não estamos falamos só de datas bem conhecidas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday ou Natal.

Se colocarmos no papel bem especificado vamos ver que existem inúmeras datas e períodos importantes para cada segmento e que podem ser aproveitados também como é o caso das chamadas datas sazonais, que levam o período em consideração como a mudança das estações, as férias escolares, o início das aulas entre muitos outros.

O calendário comercial

Nós já estamos na metade de 2021 e se você não se preparou ainda pode estar achando que não tem mais tempo, não é verdade?

Mas acredite, ainda dá tempo sim! De junho a dezembro ainda temos datas muito importantes pela frente e que precisam de atenção. O Dia dos Pais, Dia das Crianças, a Black Friday, a chegada do verão e o Natal são algumas das que podemos citar.

Fazer um calendário comercial, mesmo que a partir de agora, vai ajudá-lo a entender melhor seus clientes e também a se preparar para as datas comemorativas.

Se você sabe que sua loja vende bem no Dia dos Pais, por exemplo, pode aproveitar melhor a data através do planejamento. Por isso coloque no papel todas as datas significativas dos próximos seis meses.

Uma vez feito isso, pense em como sua loja irá atender a demanda dos seus clientes nesse período, pense nas ações que podem alavancar suas vendas e também fortalecer seu relacionamento com o cliente.

Tudo o que estiver relacionado a data pode trazer ainda mais interesse do público, por isso é importante se programar.

A importância de considerar as datas especiais para aumentar suas vendas

Planejamento

Em 2020, mesmo durante a pandemia, 4 bilhões de reais foram movimentados em compras online entre 26 e 27 de novembro, um aumento de 25% segundo a consultoria Ebit/Nielsen em relação a Black Friday anterior.

Já o Dia das Mães em 2021 também trouxe dados expressivos de crescimento, sendo um aumento de 66% para o varejo em relação a 2020 segundo o Mercado e Consumo.

Dados como esses só reforçam o quanto se preparar para aproveitar as datas especiais e sazonais pode trazer um número maior de consumidores a sua loja, seja ela física ou virtual.

Quanto mais público visitando, mais vendas, não é mesmo?

Quem não se prepara acaba perdendo chances importantes de criar promoções exclusivas relacionadas as datas comemorativas, também deixam escapar a oportunidade de conquista a atenção do público, oferecer um atendimento diferenciado e fidelizar o consumidor.

A importância de aplicar o calendário comercial no comércio vai muito além de adquirir lucro, também permite melhorar o relacionamento da sua marca com o público e reforçar compromisso e valores.

Agora que você já sabe a importância em se programar para utilizar as datas comemorativas que pertencem ao segmento da sua empresa, coloque em prática seu conhecimento e conte com a gente sempre que precisar inovar em sua comunicação visual!