Como o marketing institucional pode melhorar os resultados da sua empresa?
Você já ouviu falar em marketing institucional? Entenda o que é, quais são seus objetivos e como ele pode ajudar sua empresa a melhorar os resultados!
Como sua empresa está em relação ao seu público-alvo? E no que se refere à concorrência? Será que sua empresa é lembrada pelos clientes? Qual é o nível de fidelização? Talvez você não tenha todas essas respostas. Porém, elas passam pelo chamado marketing institucional.
Basicamente, essa é uma estratégia para destacar seu negócio no mercado e conquistar competitividade. Por isso, é uma forma de investir em divulgação. Também tem relação com a promoção de produtos e serviços.
Ainda tem mais. Se você resumir o marketing institucional a esses fatores, deixará de aproveitar uma grande oportunidade de se tornar uma referência no mercado. Por isso, é preciso ter aquela visão holística, que perceba como essa estratégia contribui com as vendas, a retenção de clientes e até com a comunicação visual.
Duvida? Então, leia este post, tire suas dúvidas e entenda por que é importante investir agora nesse tipo de marketing.
Afinal, o que é marketing institucional?

Por esse motivo, a estratégia acaba interferindo nas vendas. Afinal, dificilmente alguém vai comprar de uma empresa na qual não confia, certo? A questão é que essa prática ainda impacta outros players do mercado, como os seus fornecedores e, claro, os seus funcionários.
Portanto, o marketing institucional busca uma identificação que ajude a estreitar o relacionamento da sua empresa com os seus stakeholders, isto é, parceiros e público-alvo. O resultado são vários benefícios, como:
- Fortalecimento da identidade da marca;
- Abordagem institucional, o que ajuda a criar ações para o público interno e leva ao aumento da satisfação dos colaboradores;
- Compartilhamento das conquistas empresariais;
- Aumento da capacidade de agregar valor devido, porque o negócio reforça seus pontos positivos perante os stakeholders.
Quais são os objetivos e as estratégias do marketing institucional?
O principal objetivo do marketing institucional é fortalecer a imagem e a reputação organizacional frente ao mercado. Por isso, o foco vai além dos produtos e serviços, abrangendo também os valores sociais e culturais.
Por esse motivo, a estratégia reforça missão, visão e valores perante o público externo e o interno. Ainda existem diferentes tipos de aplicação dessa estratégia. Elas são:
- Comunicação interna: foca o relacionamento interpessoal para facilitar o fluxo de informações entre os colaboradores. Assim, todos ficam sabendo o que acontece na empresa e podem fazer sugestões e tirar dúvidas de clientes, colegas e parceiros;
- Endomarketing: também chamado de marketing interno, consiste em estratégias adotadas para o público interno, ou seja, seus colaboradores. Apesar de abranger a comunicação interna, o endomarketing é mais abrangente. Também envolve incentivos à liderança participativa, delegação da equipe de forma adequada, elaboração de planos de carreira, formação de funcionários, divulgação de bons exemplos e viagens de incentivo, e pesquisas de satisfação;
- Employer branding: visa à atração de talentos para fortalecer a chamada marca empregadora. Isso também ajuda a melhorar a percepção dos clientes, já que os colaboradores trabalham melhor e isso impacta os consumidores.
Marketing institucional e comunicação visual: qual a relação?
O marketing institucional tem o propósito de valorizar a marca para clientes, colaboradores, fornecedores e outros interessados. Por sua vez, a comunicação visual é uma estratégia de comunicação fundamentada nos elementos visuais. Por isso, também tem o propósito de fortalecer a marca.
Diante desse cenário, fica claro que existe uma relação direta entre esses dois conceitos. Ao unir essas estratégias, é possível se comunicar de maneira mais eficiente com todos os interessados. Isso também impacta o relacionamento com esses stakeholders.
Afinal, uma empresa é formada por diferentes pessoas. Ao estabelecer uma estratégia de marketing institucional, é mais fácil se destacar e se colocar em uma posição de vantagem competitiva.
Para alcançar esse patamar, é preciso contratar uma empresa especializada. Essa é a melhor maneira de utilizar as ferramentas certas para implementar o marketing institucional junto com a comunicação visual. Entre as possibilidades estão:
- Adesivos;
- Banners;
- Padronização de frota;
- Sinalização interna e externa;
- Fachadas em lona;
- Totens e painéis luminosos.
Assim, você chama a atenção dos seus clientes, repassa as informações desejadas e fortalece a sua reputação com uma identidade visual sólida. O resultado é a melhoria do marketing institucional por meio de uma comunicação direcionada.
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