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Comunicação Visual: Qual sua relação com o Branding?

Utilizar estratégias de branding na comunicação visual da sua empresa pode trazer ótimos resultados. Saiba um pouco mais sobre o assunto e sua importância para a gestão da sua marca.

A comunicação visual quando implementada corretamente proporciona inúmeros benefícios para a marca e também para o seu público.

Como dizia Steve Jobs “design não é apenas o que parece e o que sente, design é como funciona”. E por isso, ter uma representação visual alinhada com os objetivos de branding da empresa é uma importante estratégia para qualquer empresa.

Um exemplo disso está em uma pesquisa realizada pela empresa global de informação, Nielsen, a qual reforça que 70% das decisões tomadas em uma compra é no ponto de venda, ou seja, concretizado pela ação da comunicação proposta no local.

Com o intuito de mostrar como a comunicação visual é importante e como ela está ligada ao branding das empresas explicamos através desse post um pouco sobre o assunto.

Nele você saberá o que é branding, qual sua relação com a comunicação visual  e ainda vamos apresentar algumas estratégias que podem contribuir na comunicação da sua marca.

O QUE É BRANDING?

O que é branding?

Conceitualmente, branding é definido como: gestão de estratégias de marca para uma empresa.

Uma gestão de marca eficiente propõe ações  para otimizar a presença, os valores, a identidade e também o posicionamento de uma marca diante do mercado e seus consumidores.

Com o propósito de tornar a marca mais desejada e escolhida pelos clientes, o branding desenvolve estratégias de marketing que incluem planejamentos a longo prazo e tudo o que envolve a sua identidade visual para fortalecer a percepção do consumidor e transformá-la em escolha pelo mesmo.

De modo geral ele é caracterizado como uma junção de técnicas e ferramentas capazes de fazer com que o cliente prefira o produto ou marca ao invés de outras do mesmo segmento.

Outro ponto importante a ressaltar é que o branding não é um produto, um logotipo ou uma identidade e sim o que os consumidores dizem sobre a marca.

COMO FAZER A GESTÃO DE MARCA DE FORMA EFICIENTE? 

Gestão de Branding
O branding ideal segue estratégias relevantes, por isso para que uma gestão de marcas seja eficiente apresentamos abaixo algumas dicas importantes a serem seguidas:

  1. Encontre o propósito da sua marca!
  2. Conheça a fundo seu público alvo!
  3. Depois de todas as informações obtidas anteriormente, trabalhe sua identidade!
  4. Trace ações de comunicação!
  5. Invista em práticas de relacionamento com o cliente de modo a melhorar sua reputação!

ESTRATÉGIAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A GESTÃO DA SUA MARCA 

Estratégias de branding
A comunicação visual é caracterizada como um conjunto de elementos capazes de expressar uma ideia ou uma informação.

Dentro do branding, a comunicação é uma extensão capaz de fazer a representação púbica da marca. Ela funciona como um cartão de visitas capaz de oferecer a primeira impressão ao cliente.

Desenvolver estratégias que incluam a área dentro do branding se torna importante para melhorar a gestão de marca.

Dentre algumas ideias que podem ser reforçadas pela comunicação visual estão:

  • A criação de um logo exclusivo e reconhecível;
  • Uma identidade visual com traços marcantes;
  • Escolha de cores e traços que criem identificação com o público;
  • Estudo da chamada psicologia das cores de modo a utilizá-la dentro da comunicação;

A LIGAÇÃO ENTRE O BRANDING E A COMUNICAÇÃO VISUAL 

A comunicação visual está entre as estratégias fundamentais para um branding bem idealizado.

A principal ligação entre as estratégias idealizadas pelo branding e a inclusão da comunicação visual está na construção e fortalecimento de uma identidade da marca.

Os dois conceitos passam a ser fundamentais na criação de uma identidade visual bem construída, assim como a padronização e qualidade do processo. A comunicação age como uma extensão do branding onde as ideais são idealizadas e parte acabam executadas pela comunicação visual no que se refere a identidade.

O embasamento de ambos os lados permite que pontos de interação entre o cliente e a marca sejam desenvolvidos, onde os mesmos possam vivenciar a sua marca por meio de componentes visuais e possibilitem a criação de uma fidelidade aumentando assim as chances de novas compras.

É importante ressaltar que o crescimento de qualquer empresa pode ser prejudicado caso não ocorra o planejamento detalhado e adequação da identidade visual da marca.

Leia também: O que a comunicação visual pode fazer pelo seu negócio?

Por hoje é só pessoal, até a próxima!