Comunicação Visual: Qual sua relação com o Branding?
Utilizar estratégias de branding na comunicação visual da sua empresa pode trazer ótimos resultados. Saiba um pouco mais sobre o assunto e sua importância para a gestão da sua marca.
A comunicação visual quando implementada corretamente proporciona inúmeros benefícios para a marca e também para o seu público.
Como dizia Steve Jobs “design não é apenas o que parece e o que sente, design é como funciona”. E por isso, ter uma representação visual alinhada com os objetivos de branding da empresa é uma importante estratégia para qualquer empresa.
Um exemplo disso está em uma pesquisa realizada pela empresa global de informação, Nielsen, a qual reforça que 70% das decisões tomadas em uma compra é no ponto de venda, ou seja, concretizado pela ação da comunicação proposta no local.
Com o intuito de mostrar como a comunicação visual é importante e como ela está ligada ao branding das empresas explicamos através desse post um pouco sobre o assunto.
Nele você saberá o que é branding, qual sua relação com a comunicação visual e ainda vamos apresentar algumas estratégias que podem contribuir na comunicação da sua marca.
O QUE É BRANDING?
Conceitualmente, branding é definido como: gestão de estratégias de marca para uma empresa.
Uma gestão de marca eficiente propõe ações para otimizar a presença, os valores, a identidade e também o posicionamento de uma marca diante do mercado e seus consumidores.
Com o propósito de tornar a marca mais desejada e escolhida pelos clientes, o branding desenvolve estratégias de marketing que incluem planejamentos a longo prazo e tudo o que envolve a sua identidade visual para fortalecer a percepção do consumidor e transformá-la em escolha pelo mesmo.
De modo geral ele é caracterizado como uma junção de técnicas e ferramentas capazes de fazer com que o cliente prefira o produto ou marca ao invés de outras do mesmo segmento.
Outro ponto importante a ressaltar é que o branding não é um produto, um logotipo ou uma identidade e sim o que os consumidores dizem sobre a marca.
COMO FAZER A GESTÃO DE MARCA DE FORMA EFICIENTE?
O branding ideal segue estratégias relevantes, por isso para que uma gestão de marcas seja eficiente apresentamos abaixo algumas dicas importantes a serem seguidas:
- Encontre o propósito da sua marca!
- Conheça a fundo seu público alvo!
- Depois de todas as informações obtidas anteriormente, trabalhe sua identidade!
- Trace ações de comunicação!
- Invista em práticas de relacionamento com o cliente de modo a melhorar sua reputação!
ESTRATÉGIAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A GESTÃO DA SUA MARCA
A comunicação visual é caracterizada como um conjunto de elementos capazes de expressar uma ideia ou uma informação.
Dentro do branding, a comunicação é uma extensão capaz de fazer a representação púbica da marca. Ela funciona como um cartão de visitas capaz de oferecer a primeira impressão ao cliente.
Desenvolver estratégias que incluam a área dentro do branding se torna importante para melhorar a gestão de marca.
Dentre algumas ideias que podem ser reforçadas pela comunicação visual estão:
- A criação de um logo exclusivo e reconhecível;
- Uma identidade visual com traços marcantes;
- Escolha de cores e traços que criem identificação com o público;
- Estudo da chamada psicologia das cores de modo a utilizá-la dentro da comunicação;
A LIGAÇÃO ENTRE O BRANDING E A COMUNICAÇÃO VISUAL
A comunicação visual está entre as estratégias fundamentais para um branding bem idealizado.
A principal ligação entre as estratégias idealizadas pelo branding e a inclusão da comunicação visual está na construção e fortalecimento de uma identidade da marca.
Os dois conceitos passam a ser fundamentais na criação de uma identidade visual bem construída, assim como a padronização e qualidade do processo. A comunicação age como uma extensão do branding onde as ideais são idealizadas e parte acabam executadas pela comunicação visual no que se refere a identidade.
O embasamento de ambos os lados permite que pontos de interação entre o cliente e a marca sejam desenvolvidos, onde os mesmos possam vivenciar a sua marca por meio de componentes visuais e possibilitem a criação de uma fidelidade aumentando assim as chances de novas compras.
É importante ressaltar que o crescimento de qualquer empresa pode ser prejudicado caso não ocorra o planejamento detalhado e adequação da identidade visual da marca.
Leia também: O que a comunicação visual pode fazer pelo seu negócio?
Por hoje é só pessoal, até a próxima!