Jornada do cliente: saiba como funciona e venda mais!
A jornada do cliente é um modelo que permite descobrir em que etapa o cliente está. Assim, você cria estratégias adequadas e que aumentam as suas vendas. Saiba mais.
Já se foi o tempo em que você tinha uma loja e esperava o consumidor chegar até você. Isso até pode acontecer. Mas a verdade é que a competitividade está tão grande que você precisa atrair esses potenciais compradores. Aqui, surge o conceito de jornada do cliente, um modelo que aumenta a eficiência do seu trabalho e permite vender mais.
Essa ideia é muito utilizada nos setores de marketing. Porém, mesmo que você ainda não tenha uma área bem estruturada, pode utilizar esse método. Para isso, é necessário entendê-lo e saber como ele vai impactar o seu atendimento
É o que vamos mostrar neste post. Então, que tal entender melhor como o cliente chega até sua decisão de compra?
O que é a jornada do cliente?

Mais conhecida como jornada de compras, é um método usado para identificar em que etapa do funil de vendas o cliente está. Ou seja, se ele está em suas primeiras interações com a sua marca ou se ele já está perto de tomar sua decisão. A partir dessa identificação, você usa as estratégias certas e aumenta as chances de fechar negócio.
Para entender o estágio em que o cliente está, é preciso saber que a jornada de compra está dividida da seguinte forma:
- Aprendizado: é o momento em que o cliente ainda não sabe se tem um problema. Ele também não descobriu que sua dor pode ser resolvida com um produto ou serviço;
- Reconhecimento: o consumidor começa a perceber que tem uma dificuldade. Isso porque pesquisa o assunto e tem acesso a informações;
- Consideração: é a etapa em que a busca se aprofunda. Assim, o consumidor verifica várias alternativas para resolver o seu problema e começa a definir qual é a melhor;
- Decisão: é a etapa final, em que ele faz a compra do produto ou serviço com base em toda a pesquisa feita.
Portanto, fica claro que a jornada de compra é sequencial. Porém, existe outro fator a considerar: o funil de vendas. Como o nome indica, é uma pirâmide invertida que demonstra a entrada do cliente e sua permanência (ou não) em contato com a empresa até fechar negócio.
O funil de vendas é invertido, porque a maior parte das pessoas que entram em contato com o seu negócio acabam ficando pelo caminho. No entanto, para alargar essa base — o que representa mais vendas —, é preciso trabalhar a jornada do cliente.
Nesse cenário, o funil de vendas é composto da seguinte forma:
- Topo: abrange quem está na fase de aprendizado. Por isso, sua empresa deve mostrar que a pessoa tem um problema e criar essa necessidade;
- Meio: envolve a etapa de reconhecimento. O propósito é mostrar que sua empresa tem a solução para a dor do cliente;
- Fundo: contempla as etapas de consideração e decisão. É o momento em que o cliente faz comparações para adquirir o produto ou serviço que achar ideal.
Por que é importante atentar à jornada de compra?
O bom trabalho com a jornada do cliente se traduz em vendas. Ou seja, quanto mais precisa for a sua estratégia, mais negócios você vai fechar. Nesse processo, é fundamental entender o que o cliente espera em cada momento.
Afinal, se a pessoa já está em etapa de decisão e você chegar com uma abordagem inicial, dificilmente vai conquistar esse potencial comprador. Por isso, a jornada do cliente é uma ação estratégica e que traz vários benefícios. Entre eles, podemos citar:
- Redução do desperdício de tempo, trabalho e dinheiro, já que você tem uma abordagem mais acertada;
- Relacionamento mais próximo com os consumidores;
- Adoção do modelo de vendas consultivas, que é mais embasado em dados e favorece a tomada de decisão. Isso também facilita o trabalho do vendedor;
- Otimização da gestão devido à identificação de gargalos de forma antecipada. Assim, é possível propor alternativas eficientes antes que ocorram perdas nas vendas;
- Aumento da produtividade, porque sua equipe executa um trabalho mais estratégico.
Como melhorar a jornada do cliente?

Todo o trabalho deve ser voltado para a identificação e melhoria dos pontos de contato. Para definir o que fazer, é fundamental contar com dados, tecnologias e métodos. Algumas boas dicas são:
- Use um sistema de gestão. Ele permite acessar os dados e ter insights para decidir qual é a melhor abordagem de vendas;
- Acompanhe o abandono de compra. Mais voltado para e-commerces, permite saber qual é seu percentual e o que faz o cliente desistir da aquisição de um produto ou serviço. Assim, é possível melhorar a estrutura do site, a plataforma de pagamento e o atendimento;
- Obtenha feedback do consumidor. A pesquisa de satisfação é essencial para ter ideias de novas estratégias e abordagens;
- Adote o omnichannel, que consiste em integrar todos os pontos de contato. Isso torna o atendimento mais eficiente, personalizado, flexível e ágil;
- Opte por um CRM. Esse sistema permite obter informações dos clientes, descobrir sua etapa da jornada de compra e fazer abordagens personalizadas;
- Aplique a inteligência de dados. Essa atividade permite ter clareza sobre a situação do seu negócio e as demandas dos seus clientes. Portanto, os resultados tendem a ser alcançados com mais rapidez;
- Implemente uma boa tecnologia de pagamento. Toda a experiência do cliente deve ser positiva. Por isso, utilize um sistema transparente, que traga segurança para o comprador.
Agora, você já entendeu como a jornada do cliente funciona e de que forma está relacionada ao funil de vendas. Além disso, sabe como funciona e pode aplicar essas estratégias para começar a vender mais.
Então, que tal fazer sua empresa aparecer mais e atrair mais consumidores para aplicar a jornada do cliente? Conheça as vantagens de usar banners na comunicação visual.