Rebranding

Rebranding: sua empresa precisa renovar a identidade visual? Descubra

Quer saber se sua marca precisa renovar a identidade e aplicar uma estratégia de rebranding? Ter esse conhecimento é fundamental para empresas que querem se destacar da concorrência.

No dinâmico mundo dos negócios, a renovação da marca às vezes é essencial para mudar a maneira como ela é percebida pelos consumidores. Por isso, é natural que empresas busquem evoluir e se adaptar aos novos tempos. 

É aqui que entra o conceito de rebranding. Em outras palavras, esse termo em inglês nada mais é do que a renovação da identidade visual de uma marca.

Para você ter uma ideia da importância dessa estratégia, empresas de sucesso investem constantemente em mudanças na identidade visual. Quer um exemplo? Citamos dois:

  1. Microsoft: passou por uma transformação visual notável, abandonando seu antigo logo em favor de um design mais moderno e minimalista.
  2. Apple: exemplo icônico, tendo evoluído de um logo colorido para o famoso símbolo da maçã que conhecemos hoje.

Esses casos mostram o quanto o rebranding é poderoso para impulsionar o crescimento e a relevância de um negócio. Isso porque, adequar e atualizar a marca é uma estratégia que aumenta o seu valor e relevância diante dos consumidores.

Ainda assim, existem sintomas que revelam quando chegou a hora de aplicar o rebranding. A Inove é especialista em identidade visual, por isso, neste conteúdo vamos mostrar quais são esses sinais e o que sua empresa deve considerar nesse momento.

Sinais de que sua empresa precisa de rebranding

Em primeiro lugar, a decisão de embarcar em um processo de renovação de marca não deve ser tomada de forma leviana. Assim, é fundamental conhecer alguns sintomas que indicam a necessidade de renovação da identidade visual da sua empresa.

Primeiro, você precisa observar se a sua marca está:

  • Desatualizada
  • Não ressoa mais com o público-alvo
  • Não representa adequadamente os valores da empresa

Se você respondeu “sim” para uma dessas opções, então, é hora de considerar o rebranding.

Mas não apenas isso. Leve em consideração que mudanças estratégicas, como a expansão para novos mercados ou a fusão com outras empresas, também podem justificar a renovação da identidade visual.

Mas como planejar essa renovação? Veja a seguir.

Como construir uma identidade visual forte

Como construir uma identidade visual forte

Para ter uma marca sólida e estruturada, sua empresa deve considerar diversos elementos que trabalham juntos para moldar uma identidade visual única e reconhecível.

Por isso, buscamos a opinião de especialistas em branding, como Marcos Hiller em seu livro “A arte de construir marcas”, e David A. Aaker em “Construindo marcas fortes”. Segundo eles, alguns desses elementos são:

  • Logotipo: pode incluir a forma como o nome da marca é escrito ou a tipografia utilizada. Ao atualizar a identidade visual, é essencial escolher uma fonte que transmita a nova personalidade e valores da marca.
  • Símbolo: muitas vezes,é preciso rever alguns símbolos, imagens ou figuras presentes na marca. Lembre-se que esses elementos visuais costumam ser reconhecidos com mais facilidade do que o próprio nome.
  • Mascote: acredite, uma criatura ou personagem que representa a marca tem o poder de criar fortes conexões emocionais com o público. A presença de um mascote, portanto, intensifica o processo de memorização da sua marca.
  • Embalagem: além de proteger e apresentar o produto, a embalagem desempenha um papel importante na identidade visual da marca. Escolha materiais, design e cores que estejam alinhados com a nova essência da sua marca.
  • Registro: é fundamental proteger legalmente os novos elementos da marca, como nomes, símbolos e logotipos, por meio de registros de propriedade intelectual. Isso garante que a marca seja exclusiva e protegida contra uso indevido por terceiros.

Com esses elementos, você terá toda a segurança para decidir o que fazer na hora de repensar a identidade visual na sua marca.

O valor da marca na construção da identidade

Também conhecido como Brand Equity, o valor de marca é outro conceito fundamental explorado por Marcos Bedento em seu livro “Branding, processos e práticas para a construção de valor”.

O que Bedento diz é que, quanto mais forte for o Brand Equity, maior será a disposição dos consumidores em pagar um preço premium pela marca. E isso, mesmo que haja produtos similares mais baratos. Fantástico, não?

Sendo assim, tenha em mente que o valor da sua marca é construído ao longo do tempo, por meio de estratégias de branding consistentes, experiências positivas dos consumidores e percepções favoráveis da marca.

Em outras palavras, uma marca, para ser forte, não depende apenas do nome ou do logotipo. Você precisa se concentrar em promover conexões emocionais com os consumidores e transmitir a personalidade e os valores da sua empresa.

Portanto, considere sempre que marcas famosas fazem parte do nosso cotidiano, influenciando nas decisões de compra e nas percepções. Elas se tornam símbolos poderosos que criam lealdade e confiança!

Rebranding e a extensão da marca para ampliar horizontes

Ao renovar a identidade visual, é importante considerar a extensão da marca, que consiste na transferência dos valores e essência para todos os produtos da empresa. O objetivo aqui é fortalecer a ligação entre a marca e o consumidor. 

Ficou confuso? Nós explicamos. Veja a Nestlé: a gigante do ser alimentício é um exemplo clássico de habilidade em estender sua identidade para diferentes categorias de produtos, mantendo sempre a essência e os valores da marca.

Em outras palavras, você verá a “alma” da Nestlé marcando presença desde o iogurte até o cereal. Agora, você percebe a importância de escolher adequadamente as extensões de sua marca?

Então, neste momento, não se esqueça de considerar que você deve manter a coerência entre a essência da sua marca e a maneira como você apresenta os seus produtos.

Por exemplo, se sua empresa está focada em sustentabilidade, uma excelente ideia é você oferecer produtos mais amigos do meio ambiente, que podem ser reciclados ou que utilizam menos água e recursos naturais no processo de fabricação.

Como renovar a marca?

Como renovar a marca

Você já viu que renovar a identidade visual de uma empresa tem o poder de torná-la mais atraente e relevante para o público-alvo. Além disso, esse recurso ajuda a reposicionar o seu negócio no mercado, destacando os diferenciais e o adaptando às mudanças do setor.

Portanto, para desenvolver uma estratégia de rebranding, você precisa contar com especialistas qualificados e experientes, que vão mapear as características do seu negócio e traçar um plano de renovação de identidade certeiro e profissional.

Uma vez esse que planejamento esteja pronto, sua empresa precisará renovar todo o aparato visual, desde:

  • Cartão de visita
  • Fachada
  • Banners
  • Placas de sinalização
  • Painéis luminosos
  • Totens e demais recursos visuais

Sendo assim, quando essa hora chegar, a Inove estará preparada para ajudar a sua marca a se aproximar do seu público.

Somos especialistas nesses elementos de comunicação visual e nossos profissionais são treinados para enxergar exatamente o que o seu negócio precisa! Fale com a gente e solicite seu orçamento! 

Como você pode conferir, a renovação da comunicação visual de uma marca é algo crucial, que deve ser avaliado de tempos em tempos. Agora, vem entender um pouco mais sobre comunicação visual e sua relação com o branding.