Dicas para Black Friday

5 dicas para vender mais na Black Friday

Já está preparando sua empresa para a Black Friday? Veja como colocar em prática 5 dicas que ajudarão a vender mais. 

Você já preparou sua empresa para a Black Friday? Se sua resposta é “não”, saiba que precisa se organizar a partir de agora. Afinal, as expectativas são positivas e a tendência é que as vendas estejam aquecidas.

Isso é o que mostra uma pesquisa da Conversion. Segundo o levantamento, 76,5% dos brasileiros fizeram compras em 2020. Já em 2021, a perspectiva é de crescimento desse percentual, chegando a 87,75%. O resultado abrange produtos do varejo online e físico.

Então, como você vai aproveitar esses dados a seu favor? Se ainda tem dúvidas sobre como se destacar, confira este post. Aqui, vamos apresentar ideias para você chamar a atenção do cliente para o seu estabelecimento. Acompanhe!

Qual a importância da Black Friday para o varejo?

Toda data comemorativa é importante para o comércio. Nesses períodos, as pessoas estão mais dispostas a comprar. Por isso, a tendência é de aumento das vendas. No entanto, a Black Friday vem se consolidando como um dos principais momentos do ano. Afinal, os descontos podem ser significativos e os consumidores já se preparam.

Essa também é uma forma de se preparar para o Natal. Isso porque, a partir dos resultados das vendas de novembro, é possível ter uma ideia sobre a concretização de expectativas para o final de ano.

Portanto, mais do que uma data, a Black Friday é um período de teste de vendas. Inclusive, porque é multicanal. Ou seja, o consumidor usa diferentes meios para buscar informações e comprar. Portanto, é preciso ter uma estratégia estruturada para atrair clientes e se destacar perante a concorrência.

Como vender mais na Black Friday?

Dicas para vender mais na Black Friday
A receita para aumentar o faturamento nesse período do ano é atrair clientes. A questão é que isso pode ser feito de diversas maneiras — porém, nem todas elas são eficientes. Veja as que trazem melhores resultados.

1. Prepare o estoque

A gestão do estoque é fundamental para uma loja física. Se você tiver muitos produtos, fica com capital de giro parado. Caso tenha poucos, perde oportunidades. Afinal, mais do que bons preços, os clientes esperam agilidade na entrega.

Por isso, verifique quais produtos entrarão em promoção e negocie com os fornecedores. Aqui, vale a pena negociar preços reduzidos. Assim, é possível aumentar a sua margem de lucro.

2. Esteja disponível em vários canais

As lojas precisam estar preparadas para a estratégia omnichannel. O nome complicado representa o uso de vários meios de contato com o consumidor para garantir a melhor experiência possível. 

Dessa forma, ele pode ver um produto nas redes sociais, perguntar sobre sua descrição pelo WhatsApp e fechar negócio na loja física, por exemplo. Qualquer que seja as condições oferecidas, é importante estar presente de diferentes formas. Assim, há uma chance maior de fechar negócio.

3. Invista na comunicação visual

Vale a pena lembrar também da comunicação visual. Ela tem relação direta com o branding. Portanto, fortalece a sua marca. Mais do que isso, quando você foca as boas práticas nesse segmento, consegue destacar os produtos do seu estoque e deixar o seu PDV ainda mais chamativo.

Ou seja, é uma forma de integrar as dicas anteriores. Ou seja, a comunicação visual ajuda a dar giro aos produtos em estoque e torna-se mais um canal de vendas. Afinal, a identidade criada faz com que o cliente lembre-se na hora da sua marca.

4. Monte o seu PDV de forma atrativa

O seu estabelecimento deve estar recheado de materiais que ajudem o seu cliente a tomar sua decisão de compra. Alguns dos principais são:

  • Banner roll up: é fácil de montar devido ao suporte retrátil em alumínio. Além disso, permite a troca da mídia quando necessário;
  • Tag: é usada para parcelamentos, lançamentos ou promoções de produtos. Na Black Friday, é uma alternativa para destacar a sua empresa com bom custo-benefício;
  • Wobbler: é aquela peça publicitária que fica na altura dos olhos dos clientes em gôndolas ou prateleiras. Muito usada em supermercados, também pode ser uma boa estratégia para outros negócios, seja para apresentar as vantagens, seja para reforçar a mensagem promocional;
  • Display de mesa: oferece mais interação com o consumidor por ser portátil e dobrável. Também pode ser usado com outros produtos ou peças de PDV;
  • Totem estrutura metálica: é resistente e durável. Por isso, é usado em ambientes externos. Além disso, é reutilizável;
  • Totem torre: é uma peça em formato de quebra-cabeça. Por ser diferenciado, chama a atenção;
  • Móbile: pode ser fabricado em diferentes materiais. Destaca-se por ficar na parte de cima e ainda permitir acessórios.

5. Utilize adesivos

Os adesivos são fáceis, práticos e versáteis. Podendo ser usados em qualquer lugar, ajudam a aumentar suas vendas na Black Friday. Como? Bom, uma alternativa é utilizá-los para destacar um produto. Além disso, os adesivos podem contribuir para a identidade visual da sua marca e ter diferentes cores e modalidades de corte. Assim, sua empresa consegue chamar a atenção e atrair os clientes.

Com essas dicas, você poderá organizar sua empresa para vender mais na Black Friday apostando no PDV. Quanto mais organizado e chamativo ele estiver, melhor será o seu resultado.

Então, que tal se preparar? Entre em contato com a Inove Comunicação Visual e confira todas as opções de banner, adesivos e outros materiais para fortalecer a sua empresa em diferentes datas comemorativas.