
5 dicas de Comunicação Visual para Profissionais Liberais
Já pensou em usar a comunicação visual para melhorar os seus resultados? Entenda como algumas dicas fazem a diferença para profissionais liberais.
Os profissionais liberais precisam saber vender seus produtos e serviços. Para isso, é fundamental investir nas dicas certas de comunicação visual. Afinal, elas permitem obter mais visibilidade e gerar mais oportunidades de negócio.
Nesse processo, é essencial usar as técnicas certas para transmitir os seus valores e a sua reputação. Como fazer isso? Neste post, reunimos as melhores dicas. Confira quais são elas e veja como aplicá-las.
1. Elabore um projeto bem definido
A comunicação visual deve estar inserida no seu plano de marketing. Essa estratégia é importante para profissionais liberais, porque permite educar o seu público por meio de imagens.
Lembre-se de que o foco é conquistar clientes e ganhar visibilidade. Por isso, defina quais canais serão utilizados. Por exemplo, redes sociais, newsletter, landing pages, blog, outdoors, sinalização interna e externa, fachadas em lona, letras caixa etc.
Você ainda deve investir em um conteúdo que agregue valor. Nesse processo, lembre-se de pensar nos materiais que tem ou que precisa desenvolver. Considere:
- Nome da empresa;
- Cores institucionais;
- Elementos visuais de apoio.
2. Crie uma identidade visual
A identidade visual ajuda na percepção de valor do público em relação à sua marca. Por isso, ela deve transmitir seus valores, sua missão e sua visão. Ou seja, o DNA da sua empresa. Nesse processo, é fundamental contar com um profissional especializado. Ele vai criar os 4 elementos fundamentais:
- Logotipo;
- Fontes;
- Paleta de cores;
Para gerar esses materiais, é importante considerar os objetivos de negócio e o público-alvo. Assim, você cria os conteúdos com a voz da marca adequada ao nicho de mercado, à sua essência e ao seu público.
3. Pense nas cores certas
As cores precisam ser condizentes com a sua marca como profissional liberal. Por isso, essa dica de comunicação visual é relevante. Inclusive, esse fator é capaz de influenciar as tomadas de decisão do cliente.
4. Escolha os materiais impressos adequados
Com todos os elementos escolhidos, está na hora de gerar os materiais impressos. Ainda que você invista em uma estratégia online, essa parte também é essencial para propagar a sua marca e vai complementar as suas ações.
Toda a impressão deve ser feita em equipamentos de qualidade. Isso ajuda a melhorar o resultado final, garantindo um bom acabamento, a fidelidade das cores e os cuidados de sangria.
Nesse sentido, a impressão digital é a melhor opção. Isso porque é mais precisa e traz um resultado melhor. Então, escolha uma empresa que ofereça esse serviço. Por sua vez, dentre os possíveis materiais estão:
- Fachadas em lona ou ACM;
- Totens e painéis luminosos;
- Banners feitos em lona.
5. Lembre-se de ir além dos materiais tradicionais
Mesmo sendo um profissional liberal, talvez você tenha um local de atendimento presencial. Nesse caso, lembre-se de que a fachada é importante, mas é importante ir além. Se tiver algum carro para fazer os serviços, foque a padronização da frota.
Você também pode ter outros materiais já citados ao longo deste post. Tudo ajuda a fortalecer a sua comunicação visual.
Bônus: conte com uma empresa de confiança
Além disso, existe uma dica final, bastante importante: coloque todas essas dicas em prática com a ajuda de uma empresa de confiança. A Inove Comunicação Visual e Películas desenvolve soluções para o seu negócio e oferece uma gama variada de serviços, como:
- Impressão digital;
- Corte a laser;
- Router;
- Usinagem;
- Gravação em acrílico;
- MDF;
- Metais;
Assim, você terá materiais inovadores e que se destacam no seu segmento de atuação. Afinal, os profissionais liberais sofrem uma grande competitividade. Por isso, é fundamental investir em qualidade, garantia e experiência para alcançar o melhor resultado.
Então, que tal seguir essas dicas e melhorar a sua comunicação visual para conquistar mais clientes?
Entre em contato com a Inove Comunicação Visual e Películas, e confira todos os nossos serviços.