Pessoa indicando ícones de auto-falantes

Voz da marca: entenda o que é e por que é fundamental para o seu negócio

Sua empresa já tem um tom de voz da marca? Saiba o que é esse conceito, por que ele é relevante e como construir o seu.

Você já ouviu falar em voz da marca? Acredite ou não, esse é um diferencial competitivo, até mesmo porque bom atendimento, inovação e preço justo são obrigatórios. Sem contar que saber se comunicar da forma certa é uma maneira de mostrar a personalidade do seu negócio e ir além da sua missão e da sua visão.

Ou seja, o tom de voz tem relação direta com a forma como você consegue falar com o público. Isso deixa as suas estratégias mais acertadas e direcionadas. Para isso, é necessário ter autenticidade. Afinal, a sua audiência percebe se você está passando uma imagem em desacordo com o que prega.

Então, como utilizar a voz da marca da forma correta? Vamos explicar neste conteúdo. Continue lendo!

O que é voz da marca?

Como definir o tom de voz da marca

Todos esses fatores fazem a voz da marca ser a personalidade da empresa. É a partir dela que a sua marca tem uma linguagem e um estilo próprio, que está relacionado à identidade visual, ao conteúdo publicado no blog e/ou nas redes sociais etc. Ou seja, é a padronização das ações.

Por que adotar um tom de voz da marca?

Toda mensagem que sua empresa transmite impacta seus clientes e colaboradores. Por meio dela, o estado de espírito, as emoções e vários aspectos psicológicos são repassados e podem fortalecer — ou prejudicar — o seu negócio.

Quer um exemplo? Basta ver as avaliações de restaurantes no iFood. Existem até fanpages destinadas a mostrar os comentários negativos dos proprietários em réplica aos clientes. Quando você escolhe um lugar para comprar uma refeição e vê um retorno negativo do consumidor, com certeza pensa duas vezes antes de selecionar o seu prato.

A mesma prática é adotada pelos clientes para todos os tipos de negócio. Ou seja, cada mensagem transmitida impacta a sua marca — até mais do que você pode imaginar. Por isso, saber falar com o público é imprescindível para atrair pessoas, comunicar-se bem e alcançar melhores resultados.

Como definir o tom de voz da marca?

Como definir o tom de voz da marca?

Para construir a voz da sua marca, o ideal é aplicar algumas boas práticas. Elas devem ser integradas à cultura organizacional e serem utilizadas sempre que é necessário se comunicar com os clientes. Nesse cenário, as melhores ações são as seguintes:

Construa as suas personas

Saiba quem são os seus clientes ideais. A persona é uma personificação e mostra com quem você se comunica. Dessa maneira, você define se o tom de voz deve ser mais autoritário, formal, informal, brincalhão etc.

Relacione a persona à marca

Verifique como os clientes ideais se referem ao seu negócio. Para isso, faça algumas perguntas. Por exemplo:

  • O que você quer que os clientes sintam?
  • O que eles devem pensar do seu negócio?
  • Como descrever a marca?
  • De quais marcas você pretende se aproximar?
  • Quais marcas são uma inspiração?

Perceba que tudo isso ajuda a definir o tom de voz a ser utilizado.

Forme um grupo de testes

Teste a voz da marca a partir de um grupo de análise. Crie frases e peças-chave alinhadas ao tom de voz e aplique em uma representação do público-alvo. Verifique quais sensações foram despertadas, o que elas imaginariam da empresa e mais. Com esse feedback, você aprimora mais a sua linguagem e a personalidade da sua empresa.

Crie um manual a ser seguido por todos

O tom de voz deve ser devidamente registrado para garantir que todos o sigam. Coloque todos os aspectos necessários para refletir a personalidade da empresa, inclusive em relação a imagens. Assim, todos os pontos de contato são coerentes e padronizados.

Desse modo, a voz da marca é imprescindível para garantir que a personalidade da empresa chegue a todos os clientes e colaboradores. O resultado é o fortalecimento do branding e a garantia de que a sua empresa fará negócios mais alinhados.

Gostou de saber mais sobre o tom de voz da marca? Aproveite e veja o que a comunicação visual pode fazer pelo seu negócio.