Brand Awarenes - O que é?

Brand Awareness: O que é e como aumentar o reconhecimento de marca

Se o que você deseja é conquistar o coração dos clientes, construir uma marca forte e se destacar em um mercado competitivo, então, você precisa despertar o poder do brand awareness. 

O brand awareness, ou consciência de marca, nada mais é do que uma métrica que mede o reconhecimento que os consumidores têm em relação a uma empresa ou organização. Em outras palavras, é o quanto a marca está presente na mente e no coração do público.

Mas por que isso é tão importante? Bem, quando os clientes conhecem, confiam e têm uma conexão emocional com uma marca, as chances de escolhê-la em detrimento da concorrência são muito maiores.

Nesse ponto, a comunicação visual tem papel crucial. Através de elementos visuais estrategicamente criados, é possível transmitir de maneira impactante elementos, como:

  1. Valores
  2. Personalidade
  3. Identidade

A Inove é especialista em comunicação visual, por isso, vamos mostrar a você o conceito de brand awareness, como medí-lo, além de ensinar algumas estratégias para potencializar o reconhecimento da sua marca com a ajuda da comunicação visual. Vem entender!

O que é brand awareness?

O que é Brand Awarenes?

Imagine a seguinte situação: você está caminhando por um shopping movimentado e, de repente, visualiza uma loja com uma vitrine estonteante, chamativa e cheia de vida. Mesmo sem conhecer a marca, você se sente atraído por ela, despertando sua curiosidade.

Sendo assim, esse poder de chamar a atenção, de ser reconhecido e desejado pelos consumidores é o que chamamos de brand awareness ou, como já mencionamos, consciência de marca.

Essa métrica é composta por três elementos principais:

  1. Reconhecimento: ocorre quando os consumidores identificam e reconhecem a marca instantaneamente;
  2. Lembrança: é a capacidade da marca de permanecer na mente dos consumidores mesmo quando não está presente;
  3. Associações: são os sentimentos, ideias e percepções que os consumidores têm em relação à marca.

Para você ter uma ideia, Coca-Cola, Nike e Apple são alguns exemplos de marcas facilmente reconhecíveis e memoráveis, em função da forte presença visual.

Por outro lado, é importante pontuar que o brand awareness geralmente vem acompanhado de outro estrangeirismo. Vamos entender melhor.

Brand Equity

Indo além, a consciência de marca não se trata apenas de ser conhecido, mas também de ser valorizado e desejado.

É nesse ponto que entra o conceito de brand equity, que nada mais é do que o valor intangível de uma marca, a percepção que as pessoas têm dela e como ela se destaca em relação à concorrência.

Nessa jornada, o brand awareness é o ponto inicial rumo ao brand equity, sendo o primeiro passo para estabelecer uma marca forte, respeitada e desejada.

Brand Awareness: Como Medir?

Em primeiro lugar, aprender como medir o brand awareness é uma tarefa fundamental para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e comunicação. Afinal, como saber se sua marca é reconhecida e lembrada pelos consumidores?

Para responder a essa pergunta, é preciso conhecer algumas métricas. Vamos citar algumas delas:

1. Métricas de Mídia Social

Analise o engajamento nas redes sociais, como:

  • Curtidas
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Menções à sua marca.

Tenha em mente que essas interações demonstram o nível de familiaridade e envolvimento dos consumidores com a sua marca.

2. Tráfego do Site

Também, utilize ferramentas de análise de tráfego para monitorar o número de visitantes do seu site e a taxa de retorno. Nesse sentido, aumentos significativos no tráfego indicam um aumento no conhecimento da sua marca.

Lembre-se: a consistência na coleta e análise dessas métricas é fundamental para obter insights precisos sobre o brand awareness da sua marca.

Ou seja, com uma abordagem estratégica e o uso das ferramentas adequadas, você poderá medir e aprimorar continuamente o nível de conscientização da sua marca.

3. Pesquisas para Medir o Brand Awareness

Realize pesquisas para medir o nível de reconhecimento da sua marca entre o público-alvo. Perguntas como “Você já ouviu falar da nossa marca?” ou “Você consegue reconhecer nosso logotipo?” ajudam a avaliar o alcance da sua marca.

Como Aumentar o Reconhecimento da sua Marca?

Como Aumentar O Reconhecimento da sua Marca?

Existem várias estratégias para ajudar a construir o brand awareness da sua empresa e tornar sua marca memorável. Entre elas:

  • Logotipo único
  • Embalagens diferenciadas
  • Presença nas redes sociais

Como você pode observar, a comunicação visual tem papel fundamental para atrair a admiração do público, seja online ou offline. O que queremos dizer é que sua empresa deve ter uma boa parceria para auxiliar na criação de materiais.

Desde a identidade da marca presente em fachadas e banners, passando pela padronização da frota, planejamento de totens e painéis luminosos, você precisa se preocupar em construir uma comunicação visual sólida e homogênea.

Com expertise de 16 anos de experiência, a Inove Comunicação Visual e Películas está preparada para fornecer todo o suporte que sua empresa necessita para se destacar visualmente e aumentar o reconhecimento de marca. Clique aqui e conheça nossos serviços! 

Agora, você tem mais preparo para planejar ações que vão melhorar o brand awareness da sua marca ou empresa. Mas, nós queremos ir além e te auxiliar com mais conteúdos. Vem conhecer 3 erros na comunicação visual que você deve evitar!