
Brand Awareness: O que é e como aumentar o reconhecimento de marca
Se o que você deseja é conquistar o coração dos clientes, construir uma marca forte e se destacar em um mercado competitivo, então, você precisa despertar o poder do brand awareness.
O brand awareness, ou consciência de marca, nada mais é do que uma métrica que mede o reconhecimento que os consumidores têm em relação a uma empresa ou organização. Em outras palavras, é o quanto a marca está presente na mente e no coração do público.
Mas por que isso é tão importante? Bem, quando os clientes conhecem, confiam e têm uma conexão emocional com uma marca, as chances de escolhê-la em detrimento da concorrência são muito maiores.
Nesse ponto, a comunicação visual tem papel crucial. Através de elementos visuais estrategicamente criados, é possível transmitir de maneira impactante elementos, como:
- Valores
- Personalidade
- Identidade
A Inove é especialista em comunicação visual, por isso, vamos mostrar a você o conceito de brand awareness, como medí-lo, além de ensinar algumas estratégias para potencializar o reconhecimento da sua marca com a ajuda da comunicação visual. Vem entender!
O que é brand awareness?
Imagine a seguinte situação: você está caminhando por um shopping movimentado e, de repente, visualiza uma loja com uma vitrine estonteante, chamativa e cheia de vida. Mesmo sem conhecer a marca, você se sente atraído por ela, despertando sua curiosidade.
Sendo assim, esse poder de chamar a atenção, de ser reconhecido e desejado pelos consumidores é o que chamamos de brand awareness ou, como já mencionamos, consciência de marca.
Essa métrica é composta por três elementos principais:
- Reconhecimento: ocorre quando os consumidores identificam e reconhecem a marca instantaneamente;
- Lembrança: é a capacidade da marca de permanecer na mente dos consumidores mesmo quando não está presente;
- Associações: são os sentimentos, ideias e percepções que os consumidores têm em relação à marca.
Para você ter uma ideia, Coca-Cola, Nike e Apple são alguns exemplos de marcas facilmente reconhecíveis e memoráveis, em função da forte presença visual.
Por outro lado, é importante pontuar que o brand awareness geralmente vem acompanhado de outro estrangeirismo. Vamos entender melhor.
Brand Equity
Indo além, a consciência de marca não se trata apenas de ser conhecido, mas também de ser valorizado e desejado.
É nesse ponto que entra o conceito de brand equity, que nada mais é do que o valor intangível de uma marca, a percepção que as pessoas têm dela e como ela se destaca em relação à concorrência.
Nessa jornada, o brand awareness é o ponto inicial rumo ao brand equity, sendo o primeiro passo para estabelecer uma marca forte, respeitada e desejada.
Brand Awareness: Como Medir?
Em primeiro lugar, aprender como medir o brand awareness é uma tarefa fundamental para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e comunicação. Afinal, como saber se sua marca é reconhecida e lembrada pelos consumidores?
Para responder a essa pergunta, é preciso conhecer algumas métricas. Vamos citar algumas delas:
1. Métricas de Mídia Social
Analise o engajamento nas redes sociais, como:
- Curtidas
- Comentários
- Compartilhamentos
- Menções à sua marca.
Tenha em mente que essas interações demonstram o nível de familiaridade e envolvimento dos consumidores com a sua marca.
2. Tráfego do Site
Também, utilize ferramentas de análise de tráfego para monitorar o número de visitantes do seu site e a taxa de retorno. Nesse sentido, aumentos significativos no tráfego indicam um aumento no conhecimento da sua marca.
Lembre-se: a consistência na coleta e análise dessas métricas é fundamental para obter insights precisos sobre o brand awareness da sua marca.
Ou seja, com uma abordagem estratégica e o uso das ferramentas adequadas, você poderá medir e aprimorar continuamente o nível de conscientização da sua marca.
3. Pesquisas para Medir o Brand Awareness
Realize pesquisas para medir o nível de reconhecimento da sua marca entre o público-alvo. Perguntas como “Você já ouviu falar da nossa marca?” ou “Você consegue reconhecer nosso logotipo?” ajudam a avaliar o alcance da sua marca.
Como Aumentar o Reconhecimento da sua Marca?
Existem várias estratégias para ajudar a construir o brand awareness da sua empresa e tornar sua marca memorável. Entre elas:
- Logotipo único
- Embalagens diferenciadas
- Presença nas redes sociais
Como você pode observar, a comunicação visual tem papel fundamental para atrair a admiração do público, seja online ou offline. O que queremos dizer é que sua empresa deve ter uma boa parceria para auxiliar na criação de materiais.
Desde a identidade da marca presente em fachadas e banners, passando pela padronização da frota, planejamento de totens e painéis luminosos, você precisa se preocupar em construir uma comunicação visual sólida e homogênea.
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Agora, você tem mais preparo para planejar ações que vão melhorar o brand awareness da sua marca ou empresa. Mas, nós queremos ir além e te auxiliar com mais conteúdos. Vem conhecer 3 erros na comunicação visual que você deve evitar!