
Como usar o LED na comunicação visual para encantar clientes
Você sabia que o LED tem revolucionado a forma como as empresas se conectam com seu público-alvo? Além da alta durabilidade, esse componente faz sucesso pela versatilidade e, principalmente, baixo consumo de energia.
Se a sua empresa ainda não se beneficia de todas as vantagens que a iluminação com LED oferece, ainda há tempo de analisar o custo-benefício desse artifício e entender como se destacar visualmente sem precisar investir muito.
A verdade é que essa tecnologia tem o poder de reforçar a marca e a identidade de qualquer negócio. Em outras palavras, para carimbar uma presença positiva no imaginário do público-alvo e ir além nas estratégias de comunicação visual, o LED sem dúvida é um caminho.
É por isso que a Inove desenvolveu este conteúdo. Aqui, você vai entender o que é LED e como ele é feito, além das vantagens de utilizar esse recurso para reforçar a comunicação visual da sua marca.
O que é LED e como ele é feito?
Desde a sua descoberta, o LED tem se destacado como um recurso inovador e versátil no campo da comunicação visual. Embora tenha sido uma tecnologia relativamente antiga, foi somente em meados dos anos 2000 que os fabricantes a lançaram na forma como a conhecemos hoje.
Mas afinal, do que ele é feito? Arseneto de gálio e fosfeto de índio são os componentes presentes nas camadas de LED. Eles são conhecidos como semicondutores que, uma vez tratados, podem criar diferentes cores de luzes, como:
- Vermelho
- Verde
- Azul
A mágica acontece quando uma corrente elétrica é aplicada a essas camadas: os elétrons começam a se movimentar liberando energia na forma de fótons, que são pequenas partículas de luz.
Assim, surge a luz viva e brilhante que você vê em fachadas, painéis luminosos e em outros tantos locais. Ainda assim, isso não é o bastante para convencer você sobre os benefícios dessa tecnologia. Então, continue seguindo o raciocínio no capítulo abaixo.
Principais vantagens de utilizar o LED
Você pode até achar que materiais que usam lâmpadas de LED são caros e que talvez seja melhor investir em outro tipo de iluminação. Por outro lado, se colocar na ponta do lápis, vai entender que a duração e eficiência energética compensam o investimento, e muito!
Sem dúvida, uma das principais vantagens dessa tecnologia é a sua longa vida útil, que pode chegar a incríveis 50 mil horas de uso. Para você ter uma noção, lâmpadas fluorescentes duram cerca de 5 mil horas.
O que estamos dizendo é que LEDs produzem mais luz, enquanto consomem menos energia. E tem mais. Sua empresa se preocupa com a causa ambiental? Essas lâmpadas são sustentáveis, pois não contêm materiais que prejudicam o meio ambiente.
Certamente, você já entendeu o quanto esse recurso é eficiente para iluminar qualquer espaço. Agora, vamos dar um passo à frente e descobrir o que o LED pode fazer pela comunicação visual do seu negócio.
Por que usar LED na sua comunicação visual?
Imagine que você está andando por uma rua movimentada, repleta de lojas disputando a atenção de quem passa. Enquanto seus olhos percorrem o cenário, algo brilhante faz você parar: um painel de LED exibindo cores vibrantes e imagens cativantes.
Instantaneamente, sua curiosidade é despertada. Você se aproxima para ver o que aquela loja tem a oferecer. Os painéis de LED têm o poder de transformar a comunicação visual de um estabelecimento, transmitindo mensagens de forma impactante, memorável e contínua.
Isso porque, além de todas as vantagens que mencionamos, a intensidade do LED é tão forte que ele pode ser perfeitamente utilizado à luz do dia, chamando a atenção para a sua marca durante as 24 horas.
Mas esta é apenas uma amostra de onde o LED pode ser usado na comunicação visual de empresas. Vamos dar mais exemplos práticos.Veja a seguir.
Onde usar essa tecnologia no comércio
Painéis luminosos com certeza são muito populares quando o assunto é comunicação visual de empresas. Mas certamente o LED tem muito mais a oferecer para o seu negócio. Veja esta lista:
- Fachadas e letreiros: as cores vibrantes e os movimentos das imagens ajudam a destacar o estabelecimento;
- Painéis internos: dentro da loja, é possível usar o LED para exibir informações es importantes, como promoções, lançamentos de produtos e eventos;
- Vitrines e displays: é possível criar efeitos de luz e movimento que destacam os produtos em exposição, despertando o interesse dos consumidores;
- Sinalização interna: guie clientes por corredores, banheiros e escadas com a ajuda de placas iluminadas com LED;
- Iluminação geral: é possível substituir toda a iluminação convencional da empresa por lâmpadas de LED.
Além dessas aplicações, o uso dessa tecnologia permite que você explore sua criatividade e destaque os diferentes setores do seu negócio de maneira única. Por exemplo, você pode criar painéis interativos para apresentar informações sobre os produtos, usar luzes coloridas para construir um ambiente temático ou até mesmo utilizar letras e logotipos em LED para reforçar a identidade visual de cada departamento.
As possibilidades são infinitas e você pode personalizar o uso do LED de acordo com as necessidades e características do seu negócio. Seja como for, a Inove é especialista em comunicação visual e tem um excelente portfólio com soluções em led. Entre em contato com a Inove para saber mais informações ou solicitar seu orçamento.
Agora, o que acha de saber mais sobre um tema que pode interessar ao seu negócio e tem tudo a ver com tecnologia e inovação? Confira 4 ideias criativas para tornar qualquer espaço instagramável.