Painel luminoso

PAINEL LUMINOSO: POR QUE A SUA EMPRESA PRECISA DE UM?

Ao andar nas ruas em uma noite estrelada ou até mesmo transitar durante o dia é comum se deparar com anúncios chamativos e atraentes, não é mesmo? O painel luminoso é um recurso de comunicação visual que tem o poder de despertar a atenção das pessoas. Consequentemente, ajuda a fechar vendas. Entenda melhor por que investir nessa ferramenta.

O seu negócio precisa investir em vários aspectos para se manter competitivo. Mais do que ter presença nas redes sociais, criar um site e manter um estoque que atenda às necessidades do seu cliente, você deve criar estratégias para atrair clientes em potencial. É aqui que surge o painel luminoso.

Esse recurso fortalece o impacto visual da sua empresa e faz com que ela seja vista durante o dia ou à noite. Além de fortalecer o seu negócio, aumenta as chances de que os consumidores lembrem do seu estabelecimento quando precisarem de algum produto ou serviço.

Em outras palavras, essa é uma solução estratégica, que melhora a visibilidade da sua empresa e a destaca perante a concorrência. Porém, esses são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena investir nos painéis luminosos. Neste post, vamos apresentar melhor quais são as vantagens dessa solução. Confira.

O que é Painel Luminoso? 

O painel luminoso é um recurso de propaganda para sua empresa. Consiste em uma ferramenta de comunicação visual bastante utilizada por pequenas, grandes e médias empresas. Além disso, tem a característica de ser bastante versátil, pois pode ser instalado em ambientes internos e externos.

Um dos principais benefícios é o seu custo-benefício. Isso porque permite implementação em vários locais, além de não exigir altura mínima para ser colocado. Outro fator é a diversidade de modelos.

O principal objetivo do painel luminoso é trazer visibilidade ao seu estabelecimento. O resultado representa uma chance maior de vender. Portanto, esse recurso pode ser usado por qualquer estabelecimento. Por exemplo:

  • Academias
  • Bares
  • Lojas
  • Farmácias
  • Hotéis
  • Padarias

Em qualquer um desses casos, a ferramenta de comunicação visual é usada para chamar a atenção da possível clientela por meio do impacto visual. Afinal, a fachada da sua empresa ficará bem iluminada e com um visual supermoderno. 

Painel Luminoso x Frontlight x Backlight: Qual a diferença? 

Quando se busca chamar a atenção para uma empresa, é bastante comum pintar a seguinte dúvida: usar o front light ou o back light? Na verdade, essas duas opções são diferentes dos painéis luminosos.

O que muda é o formato da estrutura, ou seja, como ela é produzida. Ainda há diferenças em relação ao uso. Entenda melhor.

Painel luminoso

Painel luminoso

Nesse caso, o produto é fabricado em estrutura metálica e recebe o revestimento em alumínio composto (ACM) ou chapa galvanizada e acrílico leitoso. Esses materiais facilitam que a iluminação instalada dentro do painel apareça e chame a atenção dos potenciais clientes.

Para isso, são usadas lâmpadas de LED ou fluorescentes. Devido a suas características, é a opção que mais se destaca, especialmente à noite. Atrai os olhares e chama a atenção em meio aos outros estabelecimentos.

Frontlight

Frontlight

O frontlight é fabricado com o uso de uma resistente estrutura metálica que fica presa a uma lona. Nela, está a propaganda da empresa. Toda a iluminação da arte desse painel é frontal e externa. Portanto, não há lâmpadas internas.

Normalmente, apresenta um tamanho padronizado, mas é possível fabricá-lo em formatos variados. Os frontlights são bastante usados em supermercados e praças de pedágio.

Backlight

Backlight
Já o backlight também é confeccionado em uma estrutura metálica. Ela recebe a fixação de uma lona translúcida com a mensagem impressa. A iluminação fica dentro da estrutura e atrás da lona.

Sabe aqueles anúncios nos pontos de ônibus nos grandes centros urbanos? Eles são um ótimo exemplo de backlight.

Como o painel luminoso funciona na comunicação visual? 

A comunicação visual consiste em qualquer forma de comunicação que utiliza elementos visuais. Pode passar uma campanha que combine imagens e sons ou um material gráfico simples, como um panfleto. No entanto, também inclui os papéis luminosos.

Nesse caso, essas ferramentas são instaladas especialmente em prédios e fachadas de estabelecimentos para trazer visibilidade à marca. Por isso, são boas alternativas para pontos comerciais com grande movimento de pessoas.

Ainda podem ser instalados dentro do estabelecimento. Nesse caso, servem mais para chamar a atenção para determinado ponto da loja. Por exemplo, para o local em que estão dispostos os produtos mais vendidos ou que estão em promoção.

Dessa forma, o recurso de comunicação visual ajuda até no gerenciamento do estoque. Ao aplicar a curva ABC de vendas, por exemplo, você consegue identificar quais mercadorias são mais interessantes para o seu negócio e atrair a atenção do cliente para elas com o painel luminoso.

Quais as vantagens em utilizar painéis luminosos? 

Além dos aspectos já citados, existem outras vantagens que justificam o investimento na ferramenta de comunicação. Entre as principais estão: 

  • Grande durabilidade, já que é fabricado com materiais resistentes e de alta qualidade; 
  • Fácil manutenção; 
  • Iluminação em altíssima qualidade, principalmente os painéis em LED; 
  • Divulgação de promoções;
  • Maior valor agregado para a marca;
  • Publicidade eficaz e duradoura; 
  • Baixo consumo de energia, mesmo funcionando ininterruptamente; 
  • Diversos formatos e tamanhos disponíveis, sempre de acordo com os seus objetivos; 
  • Grande impacto visual;
  • Exposição dos produtos ou serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano;
  • Fortalecimento do branding.

Assim, fica claro que existem vários benefícios utilizar o painel luminoso em sua estratégia de divulgação da marca. Esse é um recurso que contribui para o aumento da vantagem competitiva do seu negócio e ajuda a se destacar perante a concorrência.

Esse é apenas um dos diversos benefícios que a comunicação visual pode fazer por você e sua empresa, caso queira saber  mais, recomendamos a leitura de outro conteúdo que temos em nosso blog: Entenda o que a comunicação visual pode fazer pelo seu negócio.